em Destaques, Dicas, Notícias

Começar o dia com um bom cafezinho é o que todo mundo quer! E a nossa paixão por essa bebida deliciosa não é para menos: ela nos dá disposição e energia para combatermos o sono e o cansaço, reflexos de uma noite de sono mal dormida, uma semana agitada no trabalho ou em casa, por exemplo.

Mas você sabia que, além de dar aquela forcinha a mais para a gente encarar todos os desafios do dia a dia, o café traz também benefícios para a nossa saúde, já comprovados em pesquisas científicas? Confira cinco desses pontos positivos a favor de uma das bebidas favoritas do Brasil:

Antioxidantes, ativar!
O café é composto por alguns antioxidantes, como a cafeína e os diterpenos. Ambos ajudam a combater os radicais livres, principais agentes do envelhecimento precoce não só dos órgãos, mas também das moléculas. A ação também ajuda a combater possíveis inflamações.

Xô, dor de cabeça!
A cafeína possui propriedades vasoconstritoras, que fazem a pressão sanguínea do corpo aumentar. As consequências disso? Efeitos semelhantes aos dos analgésicos, aliviando ou até bloqueando os sintomas da enxaqueca.

Tchau, mau humor!
Uma pesquisa realizada pela National Institutes of Health (EUA) verificou que a cafeína, ao estimular o nosso cérebro e colocá-lo em estado de alerta, aumenta a ação da dopamina. A dopamina é responsável por regular diversos sistemas do organismo, como o das emoções, trazendo mais sensação de bem-estar e mantendo a tristeza beeeeem longe.

Um gás nas atividades físicas!
O café aumenta a pressão arterial em todo o nosso corpo, mas principalmente nos músculos. O resultado? Mais atenção, foco e gás para a prática de exercícios físicos.

Esqueceu? Toma um café que passa!
Se você, assim como boa parte da humanidade, sofre com problemas de memória, saiba que nem tudo está perdido. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, constataram que o consumo de duas xícaras por dia da bebida, desde que contenha cafeína, combate a perda de memória a longo prazo. Vai mais uma xícara aí?

Tomar um café bem quentinho sempre foi bom, né? E agora que você conhece cinco benefícios incríveis que essa bebida pode lhe oferecer, o sabor pode vir acompanhado de mais saúde, bom humor e disposição! Lembre-se sempre: café em excesso faz mal, o importante é não exagerar e consumi-lo com responsabilidade!

Últimas Novidades