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Os benefícios da corrida são inegáveis, e por isso cada vez mais gente adere à prática no Brasil. Muitas pessoas participam de grupos monitorados por profissionais de educação física, mas outras tantas optam por correr sozinhas, o que pode representar um risco à saúde.

Para que você desfrute de tudo de bom que a corrida oferece, é essencial optar por uma alimentação saudável, principalmente antes das provas. Atente-se a essas cinco dicas básicas, que te ajudarão a melhorar o desempenho nas corridas.

1. Alongamento é tudo
Antes de iniciar seu treino ou corrida, faça um alongamento leve, com movimentos para esticar a musculatura que durem entre cinco e dez segundos. Alongar-se após a atividade física, com movimentos mais longos, entre 10 e 30 segundos, também é indispensável.

2. Faça exercícios aeróbicos
Para aumentar sua resistência durante as corridas e amenizar os riscos de lesões, é fundamental trabalhar o fortalecimento das pernas. Para isso, atividades como pular corda e andar de bicicleta estão entre as mais indicadas.

3. Use tênis confortáveis
Evite tênis apertados ou desconfortáveis. Muitos praticantes de corrida optam até por utilizar um número acima dos que usam habitualmente. A inclinação da sola, que varia de acordo com sua pisada, também é um fator a ser considerado.

4. Beba água durante os treinos
Muitos atletas deixam para tomar água apenas no final do treinamento, o que é errado. Beber água durante o treino é essencial para acostumar seu organismo a situações de prova, em que geralmente existem pontos de hidratação ao longo do percurso. Se você não estiver acostumado a se hidratar durante a corrida, pode sofrer com refluxo ou outros tipos de mal-estar.

5. Evite ingerir álcool no dia anterior
Como o álcool tem impacto direto – e negativo – nas funções fisiológicas e metabólicas do corpo, é recomendável não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica pelo menos 24 horas antes da prova. Além de causar desidratação, o álcool compromete o fluxo sanguíneo, a absorção de carboidratos e os batimentos cardíacos.

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