em Eventos, Notícias

Encante seus convidados harmonizando vinhos com o menu

Rede Covabra de Supermercados dá dicas de harmonização de vinhos em Campinas e Limeira. Próximo evento Confraria do Vinho ocorrerá em Jundiaí, na quinta-feira, 30/06

O vinho certo para harmonizar com a comida dá uma graça diferente aos encontros com amigos e familiares. Pensando nisso, a Rede de Supermercados Covabra está realizando neste mês de junho a Confraria do Vinho em três cidades: Campinas, Limeira e Jundiaí. Durante os encontros, os inscritos têm a oportunidade de participar de um bate-papo com o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de Campinas (ABS-Campinas), Bruno Vianna. O especialista aborda técnicas de introdução ao universo da bebida, além da harmonização de seis vinhos com seis pratos.

Durante o último encontro, no Covabra da cidade de Limeira (23/06), cerca de sessenta pessoas puderam compreender um pouco mais sobre o universo do vinho no mundo, suas diferenças de origem e saborear a degustação de tipos bem diferentes da bebida, bem como, de uma boa harmonização do vinho com pratos sugeridos pelo sommelier. Famílias aromáticas, diferenças de coloração, quanto tempo um vinho pode ser guardado em casa e mitos como vinhos envelhecidos ficam melhores, são algumas das informações trazidas pelo sommelier. “Apenas 5% dos vinhos do mundo podem ser envelhecidos e ficam melhores com o passar do tempo. Portanto se você tem um vinho em casa, beba.”, explicou Vianna. “Guardar o vinho para o dia seguinte também não é uma boa opção. Caso queira fazer isso, uma boa dica é abrir a garrafa e já separar metade de seu conteúdo em uma meia garrafa, enchendo o máximo possível e já guardar na geladeira. O oxigênio é o maior inimigo do vinho”, afirma.

Outra curiosidade trazida pelo sommelier foi a de que é mais fácil harmonizar queijos com vinho branco do que com vinho tinto. “Os queijos são das coisas mais difíceis de se harmonizar. Mas é mais fácil harmonizar queijos com vinho branco, e combina melhor, do que com vinho tinto, apesar do que muitas pessoas pensam. Bons exemplos são a composição de queijo de cabra com um vinho sauvignon blanc, ou de queijos moles como o camembert e o brie com um bom chardonay.”, descreveu Vianna. Uma das harmonizações apresentadas no Covabra foi a do queijo gorgonzola com um vinho de sobremesa de uva moscatel, o chileno Frontera Late Harvest (Concha y Toro).

Durante o encontro, os participantes de Limeira também puderam degustar um vinho branco chileno Reserva Sauvignon Blanc da Casas del Bosque com peixe grelhado ao molho de limão e entender como o sabor cítrico do molho combinam com esse vinho, que também traz notas frescas e frutadas, como o aroma do maracujá e da carambola, e cítricas. Outro ponto alto da noite foi a harmonização do francês tinto Côtes du Rhône da vinícola Abel Pinchard com Capelleti de carne ao molho de tomate. “Na boa harmonização tanto a bebida quanto a comida ficam melhores”, afirmou o especialista Bruno Vianna.

Essa experiência interessante poderá ser conferida esta semana em Jundiaí. A próxima Confraria do Vinho ocorrerá na cidade e tem vagas limitadas. A inscrição custa R$ 50,00 e pode ser realizada no site do Covabra (www.covabra.com.br), com pagamento on-line pelo Pag Seguro. O Valor da inscrição será revertido em crédito para compras, entregue no dia do evento.

Confraria do Vinho Covabra Jundiaí
Dia: 30 de junho, quinta-feira, às 19h30.
Local: Hotel Serra – Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 80, Moisés, Jundiaí.

Festival de Queijos e Vinhos
Até 30 de junho, nove lojas da rede Covabra marca oferecerão uma grande seleção de rótulos e queijos com preços promocionais, além de outros produtos que combinam com a estação, como pães, massas, fondues e cortes nobres. A Rede Covabra espera um aumento de vendas de 10% nos vinhos e de 15% nos queijos, em relação ao mesmo período do ano passado.

A seleção de vinhos reúne rótulos de diversos países: Alemanha, Argentina, Itália, Chile, Espanha, França, Portugal, Uruguai, além das marcas nacionais. A Rede Covabra de Supermercados possui sete lojas com adegas climatizadas (Campinas, Vila Nova; Capivari; Itatiba, Rodoviária; Jundiaí; Limeira; Pedreira e Pirassununga, Carlos Gomes).
Confira as ofertas e as lojas participantes em: www.covabra.com.br/queijosevinhos2016/

Últimas Novidades