em Notícias

No verão, muita gente aproveita para curtir a estação mais quente do ano com uma cerveja gelada. Existem diversos estilos para diferentes paladares, sendo que cada estilo pode combinar com um prato. Para ajudar quem costuma ter dúvidas, o mestre cervejeiro da cervejaria Ashby, Alexandre Vaz, listou as características de cada estilo de cerveja e dicas de pratos para harmonizar, confira:

Weissbier

Com aromas de banana e de cravo, é um estilo típico e principalmente consumido no sul da Alemanha. Na hora de harmonizar escolha massas, croquetes e pratos mexicanos. Também combina com saladas.

Strong Ale

De sabor forte e adocicado, sua cor clara engana, pois são bebidas fortes, muito frutadas, com bastante lúpulo (amargas) e de alto teor alcoólico. Camarão, cuscuz e até polvo podem ser servidos com essa cerveja.

Lager

Essas cervejas de baixa fermentação são as cervejas mais vendidas no mundo, e costumam ter um teor alcoólico menor e serem mais leves. O sabor e o aroma costumam lembrar malte e lúpulo. Na hora de harmonizar, pratos mais leves como frutos do mar, sopas, caldos e legumes.

Pilsen

Uma verdadeira Pilsen é produzida apenas com quatro ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada. Por conta de sua alta drinkability, é possível beber uma grande quantidade dela. Por ser uma cerveja leve, queijos leves, nozes, petiscos e até pastel combinam com ela.

Ale

Conhecidas como as cervejas de alta fermentação, por conta de seu processo de produção, são cervejas com aromas de frutas e especiarias. Na hora de escolher a refeição para consumir junto com a Ale, hambúrguer, nachos e carne assada são as opções mais indicadas.

India Pale Ale

Carregada no álcool e no amargor, sua característica mais marcante é a forte presença do lúpulo em sua composição. Por ser uma cerveja forte, comidas gordurosas como empanadas e pizzas são ideias para serem consumidas com esse estilo.

Stout

Famosas cervejas pretas de origem inglesa costumam ser doces com notas de café, aveia e chocolate. Vai bem com sorvete até presunto cru.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

*Material produzido pela assessoria de imprensa da Cervejaria Ashby

Últimas Novidades