Alimentação saudável

img-saudabilidade-01

Alguns exemplos de alimentos saudáveis são carnes, ovos, mel, leite e derivados; cereais como trigo, centeio e aveia; leguminosas como feijão, lentilha e soja; e legumes, frutas e verduras, os quais possuem destaque especial devido à sua alta quantidade de nutrientes, com capacidade de prevenir e combater inúmeras doenças.
Porém, não basta apenas incluir esses alimentos no seu dia a dia. Uma alimentação correta precisa ser equilibrada, ou seja, deve ser variada, incluindo diferentes nutrientes; moderada, com carboidratos, proteínas e gorduras na medida certa; e de qualidade, com mais fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Tenha cuidado antes de montar seu cardápio. O organismo de cada pessoa é diferente, por isso é muito importante consultar um nutricionista. Esse profissional irá avaliar você e indicar a dieta mais adequada às suas necessidades e objetivos.

Frequência de alimentação

O alimento é o que nos fornece energia. Sem ele o corpo precisa trabalhar de forma inadequada para compensar o desequilíbrio. Por isso, a frequência com que você se alimenta também é muito importante.
Para evitar que você coma em excesso nas principais refeições e para manter seu organismo trabalhando no ritmo ideal, é aconselhável fazer 5 ou 6 refeições ao dia, com intervalos máximos de 3 horas entre cada refeição. Lembre-se que as refeições intermediárias (os lanchinhos) precisam ser leves e saudáveis. Este hábito ajuda no processo de emagrecimento e, também, a manter a disposição para realizar as tarefas diárias.

Alimentos x Doenças

Os alimentos funcionais são utilizados por quem possui intolerância alimentar ou algum problema de saúde específico (hipertensão ou diabetes, por exemplo). É o caso dos dietéticos – que não possuem determinados nutrientes, como açúcar e gordura – e dos alimentos sem glúten – proteína presente na farinha de trigo, cevada, centeio, malte e aveia. Por isso, eles são indispensáveis para que essas pessoas vivam bem.
A indústria de alimentos funcionais investe cada vez mais em tecnologia para criar produtos melhores e mais saborosos. Hoje são muitas as opções de produtos com alta qualidade à disposição no mercado.

NO COVABRA TEM!

O Covabra oferece para você uma linha completa de alimentos funcionais para pessoas que possuem intolerância a lactose ou glúten. Venha nos visitar!