em Notícias

Se em outubro as atenções se voltaram para a saúde da mulher, em novembro o foco das atenções é o bem-estar do homem. Este mês marca a campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, que, de acordo com o Insituto Nacional de Câncer (Inca), deve registrar quase 68 mil novos casos no Brasil em 2018.

Para ressaltar o comprometimento do Covabra com o Novembro Azul, preparamos este post com algumas dicas de prevenção.

1. Levante, sacuda a poeira e se exercite!
Diversos estudos associam a diminuição dos riscos de contrair câncer de próstata à prática frequente de exercícios físicos. Se não estiver habituado a se exercitar, você pode começar com atividades mais leves, como subir escadas ou caminhar no parque. Caso opte por práticas mais intensas, como corrida ou academia, é ideal sempre buscar aconselhamento profissional.

2. Comer é bom, mas comer certo é melhor ainda
Além de aumentar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, uma alimentação rica em gordura pode desencadear o câncer de próstata. Há evidências indicando que priorizar vegetais, frutas e alimentos com grande quantidade de fibra – como aveia, abacate e pão integral – pode impedir a manifestação do tumor.

3. Faça da balança a sua melhor amiga
O sobrepeso é uma das principais ameaças à saúde do homem, e pode acarretar muitas doenças, inclusive o tumor na próstata. Dedicar-se para se manter sempre perto do peso ideal é importante, mas na maior parte das vezes requer disciplina, dieta balanceada e um acompanhamento médico ou nutricional.

4. O preconceito não vale mais que sua saúde
A partir dos 50 anos de idade, é fundamental que todo homem faça visitas periódicas ao médico. Cercado de preconceitos, o exame de toque retal pode ajudar a identificar o tumor no estágio inicial e, assim, aumentar consideravelmente as chances de sucesso do tratamento.

5. Fumar, nem pensar
As estimativas da Organização Mundial da Saúde apontam para um número alarmante: por ano, quase 4 milhões de pessoas morrem em decorrência do tabagismo, que também está associado a quase 1/3 de todos os casos de câncer. A tendência de desenvolvimento do câncer de próstata é maior entre os fumantes, enquanto as chances de recuperação são menores.

6. Siga o conselho
O álcool pode ser tão nocivo à saúde quanto o cigarro, ou até mais, dependendo da quantidade ingerida e da frequência com que você bebe. Entre 2% e 4% das mortes por câncer estão diretamente relacionadas ao consumo de bebida alcoólica. Como ninguém é de ferro, a recomendação é sempre optar pela moderação: uma cervejinha ou um chope no final de semana com os amigos não faz mal a ninguém.

Últimas Novidades