em Notícias

Supermercado realiza ações para celebrar Dia Mundial do Diabetes; Doença cresceu 61% em dez anos e diagnóstico é maior em mulheres

No próximo dia 14 de novembro será celebrado o Dia Mundial do Diabetes e a Rede de Supermercados Covabra preparou ações para conscientizar os consumidores sobre o diagnóstico e cuidados com a saúde. Silenciosa e crônica, a diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue, necessitando de controle diário. A doença cresceu 61,8% no país, entre 2006 e 2016, conforme dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde no primeiro semestre.

O estudo também apontou que as mulheres registraram mais diagnósticos da doença com 9,9% no período, enquanto os homens registraram 7,8%. Para o gerente de compras do Covabra, João Leandro Rodrigues, o objetivo das ações é a conscientização. “Precisamos chamar a atenção dos consumidores sobre a importância de cuidar da alimentação, além de conscientizar os portadores de diabetes sobre as diferenças entre os alimentos diet, light e zero na prática de uma alimentação mais saudável”.

O Covabra vai disponibilizar uma nutricionista para tirar dúvidas sobre alimentação correta nas lojas de Campinas (Vila Nova) e Limeira, nos dias 13 e 14, respectivamente. O atendimento será realizado das 14 às 20 horas.

A nutricionista Maria Fernanda Kawabata ressalta a importância de alimentos funcionais para evitar os picos de glicemia no sangue. “Fibras, principalmente as solúveis presentes em alimentos como chia e linhaça, são alimentos coringas na alimentação para diabéticos, pois dificultam a digestão muito rápida de carboidratos. Com isso, eles são liberados lentamente na corrente sanguínea, evitando os picos de glicemia tão perigosos para o diabético”, destaca.

Ela também destaca que produtos diet são os mais indicados aos portadores da doença, pois são isentos de açúcar. Já com relação aos light e zero, é preciso cautela: “Os produtos light possuem uma redução de 25% de algum nutriente, mas não necessariamente no açúcar. Os alimentos zero também, por vezes pode ser zero gordura e ainda assim conter açúcar”.

Em novembro, também serão distribuídos tabloides exclusivos com produtos e dicas sobre os tipos de diabetes, fatores de risco, complicações e cuidados necessários, em todas as lojas do Covabra. Entre os produtos diet, light e zero com preços promocionais estão: achocolatados, adoçantes, biscoitos recheados, waffles, creme de avelã, gelatinas, cookies, chocolates e outros.

Últimas Novidades