Você está comprando em: Covabra. Clique para trocar

Queijos Especiais

Não encontramos produtos correspondentes a seleção.
Já se perguntou o que seria da sua macarronada sem o queijo parmesão por cima? Ou como seria comer aquele hambúrguer sem uma fatia de queijo cheddar? Com toda certeza, esses pratos não seriam a mesma coisa sem os ingredientes mais importantes: os queijos especiais Não podemos negar que eles são a criação culinária mais importante da história da humanidade. E, para que você possa incluí-los nas suas receitas ou simplesmente curtir uma tábua de frios, vamos te apresentar quais são os tipos de queijos especiais que você encontra no site do Covabra!  Veja só a nossa seleção! 

Queijo especial: Brie 

Vamos começar, primeiramente, pelo queijo brie. Se você ainda não teve o prazer de experimentá-lo, esse é um tipo de queijo bem macio, cremoso, lembrando quase que uma manteiga, se não fosse pelo seu exterior um pouco mais rígido.  Esse é um dos muitos queijos especiais de origem francesa, porém, atualmente ele é produzido mundialmente. Entre os países que se destacam na produção do queijo brie podemos citar a Austrália, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Nova Zelândia.  Normalmente, ele é feito usando o leite de vaca, entretanto, algumas variações da receita utilizam o leite de cabra.  O queijo brie contém entre 60% a 75% de gordura do leite, além disso, também é rico em vitaminas e minerais. 

Queijo especial: Búfala 

Outro queijo especial que vem conquistando o coração dos brasileiros nos últimos anos, de acordo com pesquisas, é o queijo de búfala. Originalmente da região de Campânia, no sul da Itália, esse queijo ganhou um grande espaço no mercado não só pelo sabor mas também pelo seu valor nutricional.  Extremamente suculento, ele é levíssimo e ao mesmo tempo rico em proteínas e cálcio (mais do que os outros queijos).  Ainda podemos destacar que a mussarela de búfala é reconhecida pela sua coloração branca, bem diferente dos outros queijos amarelos. Apesar de ser possível encontrar ele em fatias, é mais comum encontrar o queijo em formato de bolinhas. 

Queijo especial: Camembert 

Temos mais um francês entre os queijos especiais!  Produzido na Normandia, região noroeste da França, o camembert recebeu esse nome em homenagem à vila onde ele foi criado ainda no século 18.  Assim como o brie, ele é extremamente cremoso no seu interior e por fora ele possui uma camada branca, que é o resultado da adição do fungo à mistura do leite. Porém, existem algumas diferenças entre os dois queijos que pesam muito na hora da sua escolha.  Por exemplo, o sabor. A diferença é bem sutil, mas para os paladares mais exigentes, o camembert é mais intenso, com notas terrosas acentuadas.  Além disso, o tamanho é uma grande diferença entre os dois, enquanto o brie é bem maior e cortado em pedaços para a venda, o camembert é menor e vendido em discos de, em média, 11 cm. 

Queijo especial: Coalho 

Saindo da Europa e chegando ao Brasil, nós temos o nacionalíssimo queijo coalho. Esse tipo de queijo especial é comumente produzido no nordeste do país, porém consumido em todo território nacional.  Afinal, quem não gosta de comer aquele espetinho de queijo coalho em um churrasco? Só para dar "uma pausa" enquanto as outras carnes estão assando!  Entretanto, não é só assado que podemos consumir esse tipo de queijo, ele também pode ser consumido fresco ou frito! Tudo depende da sua preferência ou da sua dieta.  Há mais de um século, as fazendas nordestinas vem produzindo queijo coalho, mas histórias dizem que ele foi descoberto por acidente. Antigamente, os viajantes guardavam o leite em bolsas feitas do estômago de animais. Com viagens de longas distâncias, o leite acabava coagulando e formando uma pasta incrivelmente saborosa. 

Queijo especial: Gorgonzola

O queijo gorgonzola possui uma textura macia e amanteigada e o seu sabor tem toques de castanhas. Ele pode ser um pouco mais forte do que os outros tipos de queijo também, mas isso dependerá de quanto tempo ele possui.  Além da sua cor mais esbranquiçada, ele também é reconhecido pelo seu traço único: seus fungos esverdeados e azulados.  O seu processo de produção do gorgonzola é bem diferenciado. Ele não é prensado como os outros queijos, por isso ele fica repleto de umidade, o que leva ao aparecimento desses fungos.  Uma curiosidade: sabia que existem registros da produção do queijo gorgonzola datados do século 11? Lá na Itália, na cidade de Gorgonzola (daí o nome), muitos produtores usavam as cavernas da cidade para envelhecer o queijo. Então, com as condições mais úmidas do local, o queijo virou uma verdadeira cultura de fungos, mas isso não estragou a produção, muito pelo contrário. Graças a esse acidente é que temos esse tipo de queijo em nossas mesas! 

Queijo especial: Grana 

Da mesma maneira que o gorgonzola precisa ser envelhecido, o queijo grana também é um tipo de queijo especial que precisa de no mínimo 9 meses para ficar no ponto.  Produzido inicialmente na região de Grana Padano, Itália, o queijo é feito há vários séculos com o leite de vacas leiteiras criadas livremente.  Um verdadeiro clássico, o queijo grana possui uma textura mais firme e com um gosto marcante, que leva tempo para sair da sua boca. Por isso, ele precisa ser apreciado com calma, curtindo cada nota do seu sabor. 

Queijo especial: Parmesão 

Por fim, chegamos ao queijo parmesão. Ele talvez seja o mais popular e utilizado no dia a dia, especialmente na hora de finalizar aquela receita de massa Ele possui uma textura bem firme, amarelada e com um gosto mais frutado e, apesar de ser produzido em vários lugares do mundo, o seu original veio da Itália.  O processo de envelhecimento do parmesão leva mais tempo do que dos outros queijos. Ao passo que os queijos mais comuns levam um ano para chegar ao ponto, o parmesão precisa de aproximadamente dois anos. 

Outros tipos de queijos especiais e onde encontrar 

Além dos queijos especiais mencionados acima, nós também contamos com  outros tipos como o gouda, chancliche, cheddar, colonial, estepe, entre outros na nossa seção. Todos com qualidade e frescor garantidos!  Se você precisa de queijos especiais entregues na sua casa, então faça suas compras através do nosso site, que o Covabra entrega!