Icone Caminhão

FRETE GRÁTIS a partir de R$299

Filtros

Marca
Faixa de Preço

Café

Ocupando o segundo lugar no ranking de bebidas mais consumidas no mundo, o café é muito conhecido pelo seu sabor marcante, aroma inconfundível e os inúmeros benefícios para a saúde. E nós somos completamente apaixonados por essa bebida que é a cara do povo brasileiro! Mas você sabe identificar as diferenças entre os tipos de café disponíveis no mercado e qual escolher? Neste conteúdo, explicamos mais sobre nossa seleção de cafés, suas principais características e o que levar em consideração no momento da escolha. Continue lendo e saiba mais!

Tipos de café: descubra qual combina mais com a rotina da sua família

Se você costuma consumir café todos os dias, mas ainda não sabe muito sobre a bebida, a primeira coisa que precisa entender é que não existe um tipo ideal de café. E aqui precisamos deixar claro que "tipo" é diferente de "qualidade". Afinal, um café de qualidade cumpre todos os requisitos estabelecidos pelas instituições avaliadoras, e é exatamente isso que consideramos ao selecionar as marcas disponíveis em nossa loja. Quando falamos sobre tipos de café, o assunto é um pouco mais abrangente. Isso porque podemos nos referir a tipos de café em relação às espécies de grão (Arábica e Robusta), métodos de preparo (espresso, coado, prensa francesa etc.), receitas de café (cappuccino, mocha, latte, lungo etc.) e, é claro, a divisão dos tipos de café na prateleira do supermercado e mercearia. Neste conteúdo, abordaremos a última classificação e, consequentemente, traremos algumas informações sobre as espécies de grão, métodos de preparo e as receitas mais populares. Todos os tipos de café disponíveis em nossa loja online são de altíssima qualidade, mas diferem entre si de acordo com sua origem, torra, moagem, como preparar e, é claro, sua finalidade. Por isso, é muito difícil saber qual é o tipo de café ideal para você sem conhecer (e experimentar) todos eles. Mas já que todo mundo precisa começar de algum ponto, este conteúdo vai te ajudar e selecionar sua primeira experiência cafeinada com um olhar (ou melhor, paladar) bem diferente. Aceita o desafio? Então confira abaixo nossos tipos de café!

Café em grãos

O café em grãos não é tão popular entre os brasileiros e geralmente é preferido por quem quer aproveitar toda a experiência do preparo do café. Isso porque o café em grãos precisa ser moído minutos antes da extração e exige alguns cuidados especiais no armazenamento, como bloquear o contato direto com o oxigênio e as condições do ambiente. Então, se você tem em casa apenas uma cafeteira italiana ou coador, precisa adquirir um moedor de café (manual ou elétrico) que permita fazer a moagem na hora. No entanto, caso você já tenha o moedor de café ou uma máquina de espresso que utilize café em grãos, recomendamos comprar o seu café nesse formato. Afinal, apesar de demandar uma dedicação um pouco maior, o café em grãos tem diversas vantagens, como um aroma muito mais marcante e níveis reduzidos de oxidação (que é o envelhecimento acelerado do grão). Ah, e se você tiver outros métodos de preparo em casa, como prensa francesa, Aeropress ou pour over, comprar o café em grãos permite que você escolha a moagem ideal para cada um. Comprar café em grão também é recomendado quando a classificação do café for gourmet, e exigida quando for especial. Isso porque essas duas categorias indicam alto nível de qualidade do grão, em relação à presença de pequenos defeitos ou impurezas, o que é melhor observado a partir da análise do grão inteiro. Ao abrir uma embalagem de café em grãos, é preciso transferir o conteúdo para um pote hermético. Isso evita que os grãos de café fiquem em contato com o ar externo por muito tempo e oxidem mais rápido.

Café moído

Sinônimo de praticidade e sabor, o café moído é ideal para quem tem uma rotina mais agitada e precisa poupar tempo durante o preparo do café. Com o uso de um medidor (que pode ser a colher mesmo), é só adicionar o grão moído no coador, ou direto na cafeteira, e acrescentar a água quente. Pronto, em poucos minutos sua bebida favorita estará pronta para consumo! O café moído, seja tradicional ou gourmet, pode ser preparado a partir de qualquer método. E, exatamente por isso, é o tipo de café mais comprado, afinal, além de mais rápido e fácil, dispensa o uso de moedores e balanças. A única informação à qual o consumidor deve prestar bastante atenção é o tipo de moagem. Afinal, cada método de preparo demanda uma moagem diferente. Para o armazenamento do café moído, basta manter a embalagem bem fechada (ou transferir para um pote hermético) e longe de locais úmidos e quentes.

Café em cápsula

Próprias para uso nas máquinas de café, também conhecidas como cafeteiras de espresso, as cápsulas de café são práticas, compactadas e perfeitas para aquela pausa rápida para o café. E a melhor parte: sem sujeira. Afinal, basta inserir a cápsula na sua máquina de espresso e aguardar enquanto o equipamento faz o resto. Entretanto, atenção ao comprar cápsula de café! Apesar de funcionar basicamente da mesma forma, cada modelo / marca de máquina de café demanda um tipo de cápsula diferente. As diferenças estão principalmente no tamanho, que permite o encaixe correto, a quantidade de café e até mesmo o formato da cápsula. Por isso, as cápsulas Dolce Gusto e as cápsulas Três Corações, por exemplo, são bem diferentes e devem ser usadas apenas em suas respectivas máquinas. Outro ponto muito positivo do café em cápsula é que você pode variar bastante na diversidade de sabores. Isso porque as cápsulas contêm a combinação ideal para as suas receitas favoritas: café espresso, café descafeinado, café caseiro, café com diferentes sabores, cappuccino, café com leite, leite com achocolatado etc. Você pode experimentar uma cápsula por período do dia e variar bastante durante a semana.

Café solúvel

Também chamado de café instantâneo, o café solúvel vem pronto para o consumo. Basta acrescentar o produto no copo, adicionar água quente e sua bebida está finalizada! Não tem segredo. Além disso, é a opção perfeita para quem passa muito tempo fora de casa, mas não abre mão daquele cafezinho durante o dia. O café solúvel é muito recomendado para diversas receitas à base de café, especialmente o café cremoso, tendência que ganhou as mídias sociais nos últimos anos. Dessa forma, não é necessário todo o processo de preparo da bebida, o que economiza tempo e, é claro, evita a sujeira. No mesmo ritmo das cápsulas de café, você pode comprar café instantâneo nos mais variados sabores, intensidades e descafeinado. Assim, é possível diversificar na hora do consumo e experimentar até descobrir de qual você mais gosta. Ah, e não se preocupe! Tudo bem se gostar de todos, nós definitivamente gostamos! Em nossa loja online você também encontra café com leite solúvel e cappuccino solúvel. Opções rápidas e práticas para você ter ainda mais tempo para aproveitar os bons momentos!

Café orgânico

Seja em grãos, moído, em cápsula ou instantâneo, para ser considerado um café orgânico, o produto deve apresentar todo um processo de produção livre de agrotóxicos. Ou seja, um produto natural. Além disso, é preciso que cada etapa da sua produção, desde o plantio até a colheita, seleção e envio dos grãos, esteja de acordo com as boas práticas sustentáveis. Com a popularização do veganismo e as agendas sustentáveis ao redor de todo o mundo, a procura por alimentos e bebidas orgânicas e com selo sustentável aumentou consideravelmente. Isso indica não apenas uma conscientização sobre a importância da proteção ao meio ambiente, mas também o cuidado com a saúde. O café orgânico apresenta aromas e sabores únicos, visto que há diferença na sua produção, e tem conquistado muitos apaixonados por café. Seus métodos de preparo são iguais aos dos demais cafés, variando de acordo com a moagem e equipamento escolhido para a extração. Entretanto, é preciso também se atentar às classificações! Nem todo café que apresente o selo de sustentabilidade, ou selo verde, é um café orgânico. Portanto, identifique na embalagem o selo ou qualquer outra indicação de que se trata de um produto orgânico.

Café tradicional ou café gourmet? Qual a diferença?

Se você chegou até aqui e ficou na dúvida sobre a diferença entre café tradicional e café gourmet, nós te explicamos tudo o que você precisa saber. O café gourmet, denominação da classificação criada pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, consiste em um café mais nobre. Ou seja, com atributos preservados que tornam sua qualidade superior em diversos aspectos, como a doçura natural, aroma intenso e pureza dos grãos. Em uma escala de pontuação, o café gourmet é superior ao café tradicional, o que é refletido no preço e na disponibilidade. Todo o processo de produção é meticulosamente planejado para garantir o resultado final, o que demanda mais trabalho, equipamentos de alta tecnologia e gastos elevados. Para identificar um café gourmet, você deve analisar as seguintes características:

  • um corpo mais leve, mesmo para métodos de preparo que oferecem uma bebida mais encorpada;
  • torra geralmente mais clara;
  • doçura mais acentuada e aroma mais marcante;
  • maior acidez, com tons cítricos.

Já em relação ao café tradicional, o processo é mais simples e menos custoso, por isso o preço mais acessível. Apesar de não ser tão puro quanto o café gourmet, ainda assim permite uma experiência muito satisfatória para quem tem o café como combustível para a rotina do dia a dia. Você será capaz de identificar o café tradicional observando os seguintes atributos:

  • torra bem mais escura;
  • moagem geralmente mais fina;
  • sabor mais amargo;
  • acidez menos acentuada.

Agora que você já conhece os principais tipos de café disponíveis em nossa loja online, que tal experimentar e descobrir qual (ou quais) deles mais agrada o seu paladar? E não se esqueça de visitar nossa categoria completa de Café da Manhã e Padaria.