Icone Caminhão

FRETE GRÁTIS a partir de R$299

Filtros

Marca
Subcategoria
Faixa de Preço

Bovina

Você sabia que 43,5% do consumo total de carnes no país é de carne bovina? Esse número vem seguido pela carne de frango e carne suína, respectivamente. Mas o que torna a carne bovina tão desejada e procurada nos açougues brasileiros? E isso por diversos motivos, como a tradição cultural, a posição do país como um dos maiores produtores de carne e, claro, o bom e famoso churrasco. Além disso, a carne bovina é uma excelente fonte de nutrientes importantes para o nosso organismo. Não só a proteína, fundamental para a recuperação dos tecidos, como também as vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema nervoso. Só benefícios, não é? Mas será que você sabe como escolher os cortes de carne bovina e como incluir na sua dieta? Se a resposta for "não" ou "talvez", não se preocupe! Nossa equipe de especialistas em açougue bovino vai te auxiliar! Confira!

O que qualifica a carne como carne bovina?

Chamamos de carne bovina todos os tipos e cortes de carne de animais bovinos, como vacas, bois e novilhos. Esse tipo de carne tem bastante músculos e tecidos, mas também ossos e gordura. Por isso, apesar de fazer muito bem para a saúde e ser uma bomba de nutrientes, a carne bovina deve ser consumida sem exageros e dentro de uma dieta bem calculada. Ainda que tenha diversas características em comum, a carne bovina pode variar em sabor, aroma, textura e maciez de acordo com o tipo de corte. Por isso, é muito importante entender quais são os cortes adequados para cada tipo de receita e o que levar em consideração na hora de escolher o corte no açougue.

Os principais tipos de corte de carne bovina: quais são e como identificar

Os cortes de carne são as divisões dos pedaços da carne bovina e os nomes pelos quais são comercializadas. Cada corte vem de uma parte diferente do corpo do animal e, por isso, têm qualidades diferentes. Os cortes de carne variam muito em características, aparência e método de preparo. Por isso, se você não gosta muito de carne bovina ou acha que seu método de preparo nunca fica tão bom quanto as carnes que você come em restaurantes ou na casa dos amigos, pode ser apenas que você esteja escolhendo o corte errado. Quer saber como acertar na escolha e na receita? Vamos lá!

Filé Mignon

Essa é considerada a melhor carne, ou seja, a carne mais nobre disponível no mercado. Isso porque o filé mignon não possui gordura, fibras ou nervos. Portanto, esse corte é mais macio do que os demais e perfeito para pratos mais elaborados e delicados. O filé mignon é obtido da parte traseira do animal, considerada uma parte magra.

Contrafilé

O contrafilé é muito popular e ideal para churrasco e outros pratos típicos brasileiros. Isso porque seu preço é mais acessível que o do filé mignon e esse corte equivale a 13% do corpo do animal, ou seja, é o "maior pedaço". Se você procura por bisteca bovina para assar, fritar ou preparar alguma receita, já sabe o que pedir.

Alcatra

Já parou para pensar por que a picanha é sempre referida como uma carne de alta qualidade? Isso porque esse corte, assim como a maminha, vêm da alcatra. Essa peça é menos gordurosa do que a maioria dos outros cortes e atende muito bem às receitas que exigem carnes mais macias. Entretanto, diferente do filé mignon, que é uma carne nobre sem gordura, a picanha possui uma capa de gordura bem grossa e que dá um sabor único para o corte. Por sua vez, a maminha, retirada da alcatra, também é uma carne muito macia, mas desde que seja cortada da maneira correta. Afinal, esse corte apresenta algumas fibras, que devem ser separadas da carne. Caso o corte não seja feito corretamente, a peça ficará dura e nada suculenta. Portanto, sempre compre esse corte em açougues com uma equipe qualificada e especializada.

Patinho

O patinho é um corte ideal para o preparo de hambúrgueres, recheios que demandem carne picada, sopas e especialmente a tão pedida carne moída. Isso porque, apesar das fibras, o patinho ainda pode ser considerado um corte magro e cozinha muito bem. Então, se você está procurando uma opção de carne para recheio, já sabe o que pedir.

Fraldinha

Que tal preparar uma deliciosa carne de panela ou assar um pedaço de carne na churrasqueira? Então peça ao açougueiro o corte fraldinha. Essa peça, que vem da lateral do boi, é perfeita para assar ou cozinhar. E já que falávamos de hambúrgueres no tópico anterior, experimente preparar sua receita com esse corte.

Filé de costela

Retirado do contrafilé, esse corte possui uma textura macia e sabor muito acentuado, devido ao marmoreio. Isso permite que o filé de costela seja preparado de diversas maneiras, como assado no forno ou na churrasqueira, grelhado, cozido ou frito. Ah, e pelo seu tamanho, é uma boa opção para quem precisa de uma peça grande para várias pessoas! Há mais uma enorme variedade de cortes de carne bovina para você aproveitar em suas receitas e preparar refeições práticas e deliciosas todos os dias! Gostou das nossas dicas? Então confira a seleção de carnes bovinas que nossa equipe selecionou para você e continue navegando pela nossa categoria de Carnes.